Manejo da Resistência: compreender o processo para preservar as tecnologias existentes
9/11/2015
Realizado em São Paulo, o evento será aberto ao público

Acontece no dia 18 de novembro, em São Paulo, o workshop Resistência: Impactos Econômicos na Agricultura e Construção de uma Proposta de Manejo. O evento é uma realização dos Comitês Brasileiros de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR), Fungicidas (FRAC-BR) e Herbicidas (HRAC-BR), com apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).
Um dos temas abordados durante o workshop será “O potencial evolutivo das pragas agrícolas”, tendo como palestrante Edivaldo Velini, professor titular da UNESP, em Botucatu, na área de Plantas Daninhas e Métodos de Controle. Velini é também diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). As espécies de pragas possuem uma alta capacidade de adaptação, o que faz com que, diante de um manejo inadequado, elas se tornem resistentes aos métodos de controle. O professor destaca que o tema é de extrema relevância para a área de resistência e afirma: “o papel que eu espero desempenhar neste workshop é contribuir para evitar a resistência no futuro”.
A palestra “Impacto econômico da resistência no mundo” será ministrada pela professora Silvia Miranda, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ). Miranda destaca que a abordagem do tema gira em torno das questões econômicas que permeiam as ações fitossanitárias, e das quais poucas pessoas têm conhecimento. “O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância de enxergar o lado econômico. A escolha de tecnologias, as decisões de ações de manejo, as consequências das práticas agrícolas inadequadas, a falta de conhecimento de agentes do mercado, tudo isso gera um custo”, conclui.
O workshop visa à criação de uma agenda conjunta de ações para a promoção de boas práticas agrícolas, com participação dos comitês envolvidos, especialistas e de sugestões do público. O evento é destinado a produtores, pesquisadores, R&D de indústrias, consultores, extensionistas, jornalistas, fiscais agropecuários, entidades de representação e interessados em geral. Para participar, inscreva-se gratuitamente através do site: bit.do/manejodaresistencia
AGENDA
8h. Credenciamento
9h. Abertura.
9h30. O potencial evolutivo das pragas agrícolas. Edivaldo Velini (UNESP)
10h30. Manejo da resistência. Fabiano Siqueri (Fundação MT)
11h30. Intervalo
13h. Impacto econômico da resistência no mundo. Sílvia Miranda (ESALQ)
14h. Criação de uma agenda de ações para boas práticas agrícolas.
16h. Encerramento do evento
SERVIÇO
Workshop: Resistência – Impactos Econômicos Na Agricultura E Construção De Uma Proposta De Manejo
LOCAL: Hotel Address (Rua Amauri, 513 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 01448-000)
DATA: 18/11/2015
HORÁRIO: 8h às 16h
INFORMAÇÕES: eventos@defesaagropecuaria.com




